Plano de saúde internacional: como ele pode te proteger lá fora em tempos de pandemia

 

Uma viagem pode reservar grandes emoções. Geralmente esperamos que sejam emoções boas: tranquilidade, diversão, memórias felizes, várias fotos novas para postar nas redes sociais.

No entanto, nem sempre as coisas saem como esperado e algum imprevisto pode botar tudo a perder. Por isso, cuidado nunca é demais. Além de ter comportamentos que evitem riscos desnecessários, é importante contar com serviços de suporte. Um deles é o plano de saúde internacional.

Esse tipo de serviço pode dar a tranquilidade que você precisa para suas viagens, evitando transtornos, preocupações e, principalmente, gastos desnecessários quando você estiver em outro país, especialmente quando a pandemia for superada, mas ainda exigir precaução. 

Em um mundo tão globalizado como o nosso, onde as barreiras geográficas parecem não existir mais, viagens para outros países passaram a ser algo recorrente. Por isso, os planos de saúde internacionais cresceram tanto em oferta e procura, principalmente nos primeiros meses de 2020.

A seguir você vai poder entender melhor como funciona um plano de saúde internacional, suas vantagens e motivos para efetuar a sua contratação.

 

Como funciona um plano de saúde internacional

Um plano de saúde internacional funciona da mesma maneira que um nacional, a grande diferença é que a assistência que você já possui no país de origem pode ser estendida para outro.

Se você tem um seguro nacional com cobertura internacional e vai passar seis meses morando em outro país, fazendo um intercâmbio, por exemplo, estará amparado caso aconteça qualquer problema de saúde.

Dependendo dos detalhes da sua apólice, é possível ter os custos com exames, cirurgias e remédios cobertos pelo seu plano de saúde.

 

Vantagens de um plano de saúde internacional

A grande vantagem é a segurança que você consegue para viver uma vida tranquila, mesmo em um lugar diferente, longe de pessoas que você conhece.

Com um plano de saúde internacional, você tem todo o suporte da seguradora para encontrar um hospital próximo, ser encaminhado para os exames, conseguir uma vaga prioritária em determinados casos.

Vale lembrar que nem todos os países possuem um sistema público de saúde como o brasileiro, assim, pode ser que uma simples internação para tratar um braço quebrado, por exemplo, gera dívidas enormes.

Outra vantagem é que a maioria dos planos de saúde internacional possibilitam que você seja atendido em português onde estiver, dessa forma você tem maior agilidade em uma situação de emergência.

Imagine o transtorno que seria se, além de tudo, você não conseguisse se comunicar em um momento tão delicado! Quando o assunto é saúde, cada segundo é valiosíssimo, por isso é importante rapidez e eficiência no atendimento.

 

Importância de um plano de saúde internacional para expatriados/estrangeiros

Pessoas que precisam morar por algum tempo no exterior, seja para estudo ou trabalho, podem ser obrigadas a possuir um plano de saúde para tirar visto e viver no país para o qual estão migrando. Portanto, mais do que uma segurança, pode ser algo obrigatório.

É possível conseguir um plano de saúde no próprio país de destino. Em alguns casos, o próprio empregador fornecesse esse serviço para o funcionário, caso você esteja indo a trabalho. No entanto, se você contratar um plano de saúde no seu país de destino, estará sujeito às regras daquele país e daquele tipo de serviço contratado.

Você pode não ter, por exemplo, um suporte em língua portuguesa que é comumente oferecido por seguradoras brasileiras.

Por isso, se você precisa fazer viagens constantes para outros países, ou está indo passar um tempo, ou mesmo se possui residência em outro lugar, mas costuma visitar o Brasil com regularidade, é importante pensar na contratação de um plano de saúde internacional para você e sua família.

 

Qual a diferença para um seguro viagem?

Muitas pessoas ao viajar contratam um seguro viagem, que serve para basicamente a mesma coisa que um plano de saúde: o principal intuito é evitar imprevistos e fornecer bem-estar ao viajante. Porém, a maioria ainda oferece coberturas adicionais como auxílio no extravio de bagagem e traslado em casos de emergência ou óbito.

No entanto, o seguro viagem é mais aconselhável para quem faz viagens esporadicamente. Dessa forma você pode contratar este serviço apenas pelo período que passar fora do país.

Quem passa muito tempo longe deve dar preferência para o plano de saúde internacional, pois muitas vezes possui um custo-benefício maior, visto que o valor de um seguro viagem contratado por vários meses pode ser inviável.

Vale lembrar que muitos planos de saúde já oferecem coberturas extras com benefícios semelhantes aos que são oferecidos em um seguro viagem, como translado em casos de óbito e demais emergências ou extravio de bagagem.

 

Quais as operadoras de planos de saúde oferecem cobertura internacional?

A seguir, fizemos uma lista com as principais seguradoras do país que oferecem este tipo de plano de saúde internacional.

·         Amil Assistência Médica Internacional;

·         Bradesco Plano de Saúde Internacional;

·         Caixa Seguros Cobertura Internacional;

·         Marítima Seguro Saúde Internacional;

·         Onehealth e Lincx Cobertura Internacional;

·         NotreDame Intermédica Plano de Saúde com Cobertura Internacional e;

·         SulAmérica Plano de Saúde com cobertura Internacional.

 

Como contratar um plano de saúde internacional?

Para contratar este tipo de serviço e manter sua família segura em qualquer lugar do mundo, você precisa primeiramente entrar em contato com uma corretora de seguros especializada em planos de saúde, como nós da Garcias Corretora de Seguros.

Nós somos especializados em identificar e oferecer o produto que melhor atenda às suas necessidades. Trabalhamos com as melhores empresas de seguros e planos de saúde, adquirimos uma experiência no mercado que nos permite oferecer suporte técnico para selecionar, contratar e gerenciar o seu plano de benefícios em saúde.

Por isso, se você ainda tem dúvidas, entre em contato com nossa equipe de especialistas. Eles estão prontos para te auxiliar a escolher o melhor plano de saúde internacional para proteger você e sua família.

 

Confira também:

3 dicas para encontrar o melhor convênio médico do mercado

4 coisas que você deve saber sobre a carência do Plano de Saúde

7 Motivos para você fazer um consórcio ainda hoje