Como escolher uma boa corretora de seguros

 

Vivemos em uma época na qual temos amplo acesso à informação. Temos também mais opções para tudo. São diversos produtos e serviços à nossa volta, lutando pela nossa atenção. Ao mesmo tempo que isso facilita, também traz dificuldades. Caso você esteja procurando proteger seu patrimônio, como escolher uma boa corretora de seguros em meio a tantas opções?

São diversas corretoras de seguro no mercado, cada uma com suas facilidades, suas ofertas. Como conseguir separar o joio do trigo e escolher aquela que realmente conseguirá proteger seus bens com o melhor custo-benefício?

A seguir nós vamos apresentar algumas dicas para você entender como encontrar a corretora de seguros ideal.  

Verifique o cadastro junto à SUSEP

A SUSEP – Superintendência de Seguros Privados – é o órgão responsável pela fiscalização do mercado de seguros. Apenas as empresas credenciadas por este órgão podem comercializar este tipo de serviço.

É só acessar o site da SUSEP e procurar pela empresa ou pelo profissional que está prestando esse serviço. Se ele não estiver na lista, sinal de que há algo errado. Só faça negócio com quem está devidamente cadastrado e regularizado neste órgão.  

Conheça a opinião e avaliação de outros clientes

Se você conhece alguma pessoa que tenha feito algum seguro, pergunte qual empresa ela indica, qual foi a experiência, os prós e contras.

Você também pode verificar a opinião de outros usuários no site Reclame Aqui. Por lá, você consegue ver a reputação da seguradora, as principais reclamações e a porcentagem de casos resolvidos, além dos depoimentos de clientes.

Também é possível fazer uma pesquisa no Procon da sua região para conferir se há alguma reclamação ou processo movido contra esta empresa.

A internet é campo vasto para uma boa pesquisa. Você pode usar as redes sociais, vendo comentários em postagens e etc. Pode pesquisar por palavras-chaves, pelo nome da empresa em buscadores. Use a internet e todas as suas ferramentas para colher o máximo de informações.  

Avalie os produtos oferecidos

Uma boa corretora de seguros precisa oferecer bons produtos e serviços aos seus clientes. Por isso, depois de conferir a confiabilidade da empresa, examine os produtos que ela oferece.

Verifique quais as seguradoras são parceiras desta corretora e avalie os seguros que são ofertados. Eles atendem suas necessidades?

Algumas seguradoras são especializadas em determinado tipo de seguro, então, se você quiser algo muito mais direcionado, esse tipo de empresa pode ser a melhor opção.

No entanto, se você precisar de um seguro para carro e outro para seu imóvel, é interessante que os dois produtos sejam negociados na mesma corretora. Confira se ela consegue lhe oferecer essa facilidade para evitar que você tenha que gerenciar mais de um seguro em corretoras diferentes.  

Fique atento ao valor da franquia e da apólice

Esses são dois valores que podem variar bastante e são muito importantes. A apólice geralmente é um valor mensal ou anual que você pagará durante a vigência do contrato.

Já a franquia só é paga quando há algum sinistro.

No entanto, muitos acabam seduzidos por valores de uma mensalidade de apólice baixa, mas se esquecem que, caso haja algum sinistro, terão que pagar o valor da franquia, que muitas vezes pode ser superior ao que a pessoa tem guardado em alguma reserva.  

Quais coberturas oferecidas?

É importante avaliar quais as coberturas oferecidas em cada produto a ser contratado. Uma boa corretora sempre conseguirá ofertar seguros que possuem coberturas abrangentes, com diversas vantagens, sem onerar seu cliente.

Ao contratar um seguro residencial, por exemplo, há apólices que contam com coberturas contra danos de terceiros, danos elétricos, tempestades, quedas de aeronaves, roubo ou furto, até mesmo ajuda para pagamento de aluguel ou de indenizações que o segurado tenha que pagar por dano a outro imóvel ou a terceiro.  

Confira todos os documentos

Uma boa corretora de seguros sempre trabalha com total transparência com seus clientes. Por isso, ela sempre deve estar disposta a mostrar os documentos que comprovem sua idoneidade, como também as apólices e contratos firmados entre você e a seguradora.

Assim, ao receber o contrato do seguro contratado, confira todas as cláusulas, tire todas as dúvidas e sempre preze pela clareza nas informações.

Não se sinta pressionado a assinar a contratação de um serviço que você não tem total confiança de que será o melhor para você.

Aliás, um bom corretor de seguros também não deixará que você assine qualquer coisa. Ele sempre lhe ajudará a entender todos os pormenores e estará disposto a manter total transparência.

Se não for assim, desconfie!  

Qual o suporte prestado pela corretora de seguros?

Uma das principais atribuições de uma boa corretora de seguros é fazer um bom suporte ao seu cliente.

Por isso, avalie qual o suporte oferecido pela mesma, afinal, um sinistro não escolhe hora para acontecer e, nesses casos, é importantíssimo que a seguradora possa prestar apoio em tudo que você precisar.

Veja se ela possui uma equipe preparada e disposta a atender suas necessidades, o horário de funcionamento, se há um call center ou formas de contato para que você possa resolver problemas a qualquer hora do dia ou da noite.  

Converse com um corretor que entende suas necessidades

O corretor precisa ter experiência e inteligência para entender quais as necessidades do seu cliente, afinal, muitas vezes nós nem sabemos que podemos ou precisamos ter algum tipo específico de seguro.

Com o suporte de um corretor especializado é possível conseguir as melhores propostas de produtos mais adequados, sempre com o melhor custo-benefício.

Por isso, fale com um corretor especializado, que vai conseguir entender suas necessidades e dar toda a tranquilidade que você e sua família precisam.

Confira também:

3 dicas para encontrar o melhor convênio médico do mercado

4 coisas que você deve saber sobre a carência do Plano de Saúde

7 Motivos para você fazer um consórcio ainda hoje