Plano de saúde x seguro saúde: conheça as vantagens de cada um

 

É comum surgirem dúvidas a respeito da diferença entre plano de saúde x seguro saúde e, no momento de contratar o serviço, é importante estar ciente das vantagens e desvantagens de cada um.

 

E para entender melhor como funciona cada serviço e qual é o melhor para você (e seu bolso) continue a leitura do artigo e saiba mais!

 

Como funciona o plano de saúde

 

Tanto o plano de saúde como o seguro saúde têm um objetivo em comum: oferecer a seus usuários assistência médica e hospitalar privada.

 

No caso do plano de saúde, também conhecido como “convênio médico”, são oferecidos serviços hospitalares, ambulatoriais e odontológicos, sendo estabelecidos por meio de um contrato entre beneficiário e uma operadora de saúde. 

 

Neste serviço, a contratação pode ser realizada tanto por pessoas físicas (plano individual ou familiar) como jurídicas (plano empresarial). 

 

No plano de saúde, as operadoras devem disponibilizar todo os procedimentos cirúrgicos pré-estabelecidos no rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), englobando desde cirurgias, vários tipos de exames, procedimentos, entre outros. 

 

Com isso, as operadoras de saúde devem contar com uma rede de hospitais credenciados que atendem pacientes por convênios médicos. 

 

É importante destacar que todas as operadoras de saúde oferecem os mesmos serviços exigidos no rol da ANS, podendo oferecer até mesmo coberturas extras, porém nunca abaixo do exigido. 

 

A questão do valor de um plano de saúde pode variar de acordo com o local onde o beneficiário será atendido, como também pela qualidade da rede de hospitais e laboratórios e serviços credenciados. 

Como funciona o seguro saúde 

 

A principal diferença do plano de saúde e do seguro saúde é em relação à amplitude no contrato. No seguro saúde, o beneficiário não ficará restrito a uma rede de profissionais, clínicas, hospitais e laboratórios impostos pela operadora. 

 

Desta forma, o segurado terá maior liberdade para escolher onde realizar os seus exames, além de quais os médicos consultar, e ainda em quais clínicas e hospitais deseja frequentar. 

 

Além dessa grande vantagem, o valor do prêmio pago no seguro saúde (pagamento mensal do serviço) costuma ser mais barato que um plano de saúde. 

 

Isso ocorre porque o funcionamento do seguro é um tanto diferente em comparação aos convênios. 

 

Neste caso, ao utilizar um serviço médico, o paciente escolherá o profissional ou clínica, pagará por ele, e em seguida será reembolsado pela seguradora. Lembrando que os reembolsos podem ser integrais ou parciais.

 

O seguro saúde é customizável, ou seja, podem ser contratadas coberturas adicionais além das básicas, tornando um serviço bastante acessível para empresas. 

 

O seguro saúde também é regulamentado pela ANS, e assim como no plano de saúde, também possui carência para usar os serviços, podendo variar conforme cada seguradora. 

 

Qual dos dois é o melhor: plano de saúde x seguro saúde? 

 

Tudo dependerá das necessidades de cada pessoa. Cada modelo de assistência à saúde possui suas vantagens e desvantagens, cabendo a cada um escolher o que é melhor. 

 

O importante é proteger a sua saúde e de quem você mais ama, já que todos estamos sujeitos a riscos, principalmente no atual momento, depois da chegada da COVID-19.

 

A contratação tanto do plano de saúde quanto do seguro saúde requer cuidados especiais. Por isso, o profissional mais apto para consultar é um corretor de seguros que possui amplo conhecimento do mercado e poderá indicar para você o serviço ideal!

 

Conte com a Garcias Corretora e faça uma cotação online hoje mesmo! 

Confira também:

3 dicas para encontrar o melhor convênio médico do mercado

4 coisas que você deve saber sobre a carência do Plano de Saúde

7 Motivos para você fazer um consórcio ainda hoje