O que é importante avaliar antes de contratar um seguro odontológico

Contratar seguros na área da saúde vem se tornando cada vez mais uma prioridade para os brasileiros, e com o seguro odontológico não é diferente!

 

Cuidar da saúde bucal é extremamente importante, e no caso de imprevistos, contar com um seguro faz toda a diferença.

 

Mas antes de contratar este serviço, é importante avaliar  algumas questões. Continue a leitura e entenda o que deve ser avaliado antes de contratar um bom plano ou seguro odontológico. 

 

Verifique a cobertura básica do seguro odontológico 

 

Contratar um seguro odontológico é uma excelente maneira de cuidar da saúde bucal e evitar prejuízos financeiros diante de uma emergência. 

 

Visitas regulares ao dentista podem ser caras, muitas vezes dificultando a manutenção de tratamentos, consultas e exames. 

 

O seguro odontológico surge como uma excelente alternativa, para suprir as necessidades de toda a família, ou mesmo de uma empresa para seus colaboradores. 

 

E a primeira questão que deve ser avaliada antes da contratação deste serviço são as coberturas oferecidas. 

 

A cobertura pode variar de acordo com a necessidade do segurado. Algumas oferecem apenas serviços simples, como limpeza nos dentes, tratamentos para gengiva, indo até a procedimentos mais complexos como é o caso de cirurgias, ou manutenção de aparelho ortodôntico. 

 

Com isso, procure analisar se a cobertura atende às suas necessidades ou mesmo dos colaboradores de sua empresa.

 

Verifique a disponibilidade dos serviços em sua região 

 

Outra questão que deve ser avaliada atentamente é a disponibilidade dos serviços inclusos na cobertura do seguro odontológico em sua região.

 

Em alguns casos, a capacidade de atendimento de serviços de saúde em uma determinada região pode ser limitada.

 

Logo, confirme qual o raio que abrange o atendimento do seguro odontológico, ou entre em contato com um corretor de seguros para que ele oriente você da melhor forma possível. 

 

Procure dar preferência por seguros odontológicos que possuam abrangência nacional, pois assim, mesmo que aconteça um imprevisto em meio a uma viagem de férias, por exemplo, você poderá ser atendido em qualquer lugar do país. 

 

Faça várias cotações 

 

Realizar pesquisas de preço é muito importante, pois o seguro odontológico é um grande investimento em sua saúde.

 

Para não pagar caro no serviço, entre contato com uma corretora de seguros e faça uma cotação de preços. 

 

Verifique qual seguro possui o melhor custo-benefício para você ou sua empresa, e fique atento se o valor do serviço não está muito abaixo da média do mercado, pois isso normalmente pode indicar serviços que deixam a desejar. 

 

Verifique o tempo de carência do seguro

 

Em geral, seguros relacionados à área da saúde possuem prazos de carência, ou seja, é necessário aguardar um prazo mínimo após a contratação do serviço para utilizá-lo. 

 

Os prazos podem variar de acordo com cada procedimento, então fique atento à questão da carência em cada serviço incluso na cobertura.

 

Também procure analisar o valor de serviços isolados caso seja necessário utilizá-los e não estejam incluso na cobertura básica do seguro.

 

Verifique também as avaliações dos usuários do seguro na internet. É importante observar se há reclamações, o histórico da empresa e a qualidade no atendimento nos serviços oferecidos. 

 

Para ser melhor orientado, converse com um corretor de seguros, o profissional que possui amplo conhecimento de mercado e certamente poderá indicar o seguro odontológico que atenda ao seu perfil e às suas necessidades, seja para planos individuais ou coletivos. 

 

Quer conhecer um plano odontológico ideal para você? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções, você não vai se arrepender! 

 

Confira também:

3 dicas para encontrar o melhor convênio médico do mercado

4 coisas que você deve saber sobre a carência do Plano de Saúde

7 Motivos para você fazer um consórcio ainda hoje