Entenda como variam os valores de plano de saúde para idosos

A chegada da terceira idade requer cuidados especiais, principalmente com a saúde. Logo, contar com um plano de saúde acaba se tornando inevitável para garantir uma boa qualidade de vida. 

 

Neste momento, é comum surgir dúvidas a respeito dos preços de plano de saúde e por que eles costumam variar tanto para idosos. 

 

Quer saber mais sobre como e por qual razão variam os valores de plano de saúde para idosos? Leia o artigo completo e entenda!

Valores de plano de saúde para idosos 

 

Conforme o passar do tempo, por questões naturais é comum surgirem problemas de saúde. Questões relacionadas ao adoecimento vão se tornando constantes no dia a dia, logo a preocupação com a necessidade de cuidados médicos se torna presente, tanto na vida de idosos quanto dos familiares. 

 

Diante da necessidade de contratar um plano de saúde, há uma questão que costuma dificultar o acesso ao serviço: o preço elevado de acordo com a faixa etária.

 

No caso de planos de saúde para idosos, é comum que o valor seja mais elevado. Para você ter uma ideia, planos de saúde para idosos podem chegar a custar até R$7.000,00 por mês (ou mais). Mas, calma, é perfeitamente possível encontrar planos que cabem no seu bolso, e uma corretora de seguros é a parceira mais adequada para lhe ajudar nessa busca. 

 

Apesar dos valores serem mais altos do que outras faixas etárias, de acordo com a lei (10.741/03) registrada no estatuto do idoso, o valor do plano de saúde para uma pessoa idosa com 60 anos ou mais não pode ser maior que 6x o de um beneficiário de 0 a 18 anos, independente da data de contratação do plano de saúde

Por que o valor costuma variar?

 

O valores podem variar de acordo com cada operadora e o perfil do idoso. Pessoas com idades mais avançadas costumam ter mais problemas de saúde, e isso acaba encarecendo o plano de saúde. 

 

Por exemplo, idosos têm maior probabilidade de utilizar serviços ambulatoriais e hospitalares como fisioterapia, internação, cirurgias, entre outros serviços. Logo, a sinistralidade (a soma de todas a utilização de um plano de saúde) é mais alta. 

Com isso, o preço do plano de saúde para idosos também costuma ser mais alto. Dependendo do estado de saúde da pessoa idosa, a operadora pode até mesmo negar o contrato ou agravar o risco.

 

O órgão público que regula os valores e procura os tornar mais justos o possível, é a Agência Nacional de Saúde - ANS, que é vinculada ao Ministério da Saúde e regula questões referente a saúde suplementar no país.

 

Logo, todas as regras de cobertura básica, prazo máximos de carência, regras de inclusões e exclusões, fiscalização das operadoras de saúde no mercado e reajustes de preço são realizados pela ANS. 

Principais causas da variação de valores 

 

Ao contratar um plano de saúde para idoso, é possível perceber que há uma variação de preços de acordo com cada operadora. 

 

Confira abaixo, os principais itens que influenciam nos valores dos planos de saúde para idosos:

 

  • sinistralidade - soma de todos os sinistros;

  • variação dos custos médico-hospitalares (VCMH) - dado que informa o quanto variou em um período de 12 meses os custos médico-hospitalares. Cada operadora de saúde tem um VCMH, essa é uma das principais causas da variação de preços de cada operadora; 

  • custos administrativos - são os custos relacionados à gestão por parte de cada operador;

 

De maneira geral, a principal questão que influencia tanto no preço quanto no reajuste do plano de saúde é o uso do serviço. Além disso, também há a questão do reajuste por faixa etária, estabelecido pela ANS. 

 

Dessa forma, foi possível compreender que os valores de plano de saúde para idosos variam de acordo com um conjunto de itens: o perfil da pessoa idosa,a faixa etária, sinistralidade, o VCMH, além dos custos administrativos de cada operadora. 

 

NOVIDADE NA GARCIAS: PLANO DE SAÚDE PARA IDOSOS SEM CARÊNCIA

 

Contratar um bom plano de saúde para idosos é essencial para sempre que precisar do auxílio de uma equipe profissional para o atendimento. 

 

Por isso, estamos oferecendo uma oportunidade imperdível para quem ainda não possui um plano de saúde: o plano Premium Senior, sem coparticipação e SEM CARÊNCIA.

 

Deseja saber mais sobre valores de plano de saúde? Faça uma cotação conosco, e entenda qual o tipo de plano que atende às suas necessidades. Entre em contato conosco, ou ligue no número: 31 2565-5505. 

 

Aproveite e acompanhe nossas redes sociais para mais dicas! 

 

Confira também:

3 dicas para encontrar o melhor convênio médico do mercado

4 coisas que você deve saber sobre a carência do Plano de Saúde

7 Motivos para você fazer um consórcio ainda hoje