Você sabia que o consórcio tem se tornado cada vez mais uma modalidade atraente? Isso porque é uma opção que fornece parcelas pequenas e sem juros, somente com a taxa de administração e fundo de reserva. Sem dúvidas, é muito vantajoso em comparação a outros modelos de compra oferecido pelas financeiras. Muitas pessoas optam pelo consórcio, pois aumenta o poder de compra do consumidor, principalmente quando desejam comprar um carro ou imóvel.
Apesar de ser uma modalidade muito conhecida, muitos ainda têm dúvidas sobre as suas condições. Por isso, separamos os 7 principais motivos para você investir nessa modalidade de aquisição de bens e investimentos.
Esse é um dos motivos pelos quais o consórcio é tão procurado. Isso porque ele não utiliza juros no cálculo das parcelas, o que reduz o custo em comparação com financiamentos. Com isso, você irá pagar o valor mais justo pelo bem adquirido.
No consórcio, as parcelas são compostas pela divisão do valor do bem, a taxa de administração e o fundo de reserva em relação ao prazo (que é a quantidade de meses que vai durar o consórcio). Ao final do consórcio, esse fundo de reserva é devolvido parcial ou totalmente para a pessoa.
Outra grande vantagem é não ter a necessidade de dispor de um valor de entrada. Assim, é possível juntar uma quantia para que você se planeje para outras finalidades em paralelo.
Para tornar o pagamento mais flexível, existe a opção de pagar metade da parcela, nos segmentos de imóveis e automóveis, até a contemplação da carta de crédito. Com essa grande oportunidade, você não precisa abrir mão do sonho da casa própria.
Se a pessoa deseja e tem condições de receber sua carta de crédito antes de terminar o prazo previsto, ela pode dar lances com o valor disponível e participar de sorteios. Isso possibilita que o participante consiga fazer a retirada do bem mais rápido.
Diferentemente do financiamento, no consórcio não é necessário comprovar renda para que seu cadastro seja aprovado. Isso porque, até a utilização da carta de crédito, o consorciado é credor do grupo e não há consulta aos órgãos de proteção de crédito.
Um dos grandes atrativos do consórcio é a possibilidade de realizar a compra da casa própria. Com um planejamento bem executado, parcelas que cabem no seu bolso e a chance de ter tudo isso antes do prazo previsto, seu sonho será conquistado com muito mais facilidade.
Além disso, sem necessitar dispor de entrada e valores altos nas parcelas, você consegue investir em outros sonhos em paralelo, como mobiliar a sua casa que está sendo consorciada, por exemplo.
Ao se livrar de dívidas e juros abusivos dos financiamentos, você consegue, além de realizar o seu sonho, sair do vermelho não acumulando dívidas para isso. Com um planejamento adequado, você poderá arcar com as parcelas baixas do consórcio e ainda viver bem enquanto as quita.
E aí, você se interessou em entrar para um consórcio? Obtenha toda a orientação necessária com a Garcias!
Confira também:
3 dicas para encontrar o melhor convênio médico do mercado
4 coisas que você deve saber sobre a carência do Plano de Saúde
Como escolher uma boa corretora de seguros