Como funciona um plano de saúde para estudantes

 

Não é segredo para ninguém que o sistema de saúde público do Brasil já estava sobrecarregado mesmo antes da pandemia da Covid-19 chegar. Além disso, os custos dos serviços privados de saúde não são baratos. 

 

Por isso, os planos de saúde são considerados a melhor alternativa para quem busca garantia de atendimento e custo x benefício. Mas, o que muitas pessoas não sabem é: existe uma opção exclusiva para os estudantes: o plano de saúde estudantil! 

 

Esse tipo de plano de saúde é exclusivo para quem está matriculado em uma instituição de ensino e se destaca pelos preços mais em conta.

 

No entanto, antes de contratar esse tipo de seguro, é importante entender quais são as diferenças para esse tipo em relação aos planos convencionais. Por isso, neste artigo vamos te explicar quais são, além das principais vantagens de adquirir um plano de saúde estudantil para você ou para seus dependentes financeiros. 

 

Continue lendo! 

Como funciona um plano de saúde para estudantes?

 

O plano de saúde estudantil é uma das várias modalidades de planos oferecidos pelas operadoras de saúde. Ele se destaca pela exclusividade para quem está matriculado em uma instituição de ensino. 

 

Além disso, eles possuem preços mais acessíveis, tendo em vista que, em sua maioria, os estudantes não possuem uma fonte de renda recorrente. 

Quem pode contratar um seguro estudantil?

 

Apenas os alunos de instituições como escolas, colégios de formação técnica ou universidades. Confira quais são os perfis de estudantes que se encaixam: 

 

  • Crianças de 2 a 5 anos matriculadas na educação infantil;

  • Crianças e jovens de 6 a 14 anos que estão cursando o ensino fundamental;

  • Jovens de 15 a 17 anos que estão cursando o ensino médio; 

  • Alunos de graduação na faculdade/universidade de qualquer idade;

  • Alunos já graduados que estão fazendo qualquer tipo de especialização também se encaixam no perfil.

O que é preciso para contratar um plano de saúde estudantil? 

 

Assim como qualquer outro plano, é preciso enviar a documentação tradicional como o RG ou Certidão de nascimento. Além disso, é essencial comprovar que o segurado é um estudante.

 

Então, não deixe de conferir com o seu corretor qual é a documentação que deve ser apresentada para contratação. No geral as operadoras solicitam: 

 

  • Comprovante oficial de matrícula, que demonstre o vínculo do segurado com a instituição de ensino por, pelo menos, seis meses; 

  • Já para os alunos de escolas e universidades particulares, é necessário enviar os comprovantes de mensalidades dos últimos 2 meses; 

  • Cópia do registro de matrícula ou carteirinha de estudante.

 

Quais são as vantagens de um plano estudantil?

 

A principal vantagem em contratar um plano de saúde estudantil é a economia que pode ser de até 35% do valor da mensalidade dos planos convencionais. Além disso, a modalidade estudantil conta com uma rede credenciada ampla, incluindo clínicas, hospitais, emergências 24 horas, laboratório para exames e até mesmo cobertura de cirurgias.

 

Outro diferencial do plano estudantil é que muitos desses planos garantem a cobertura em outros estados e até mesmo a cobertura nacional. Um fator fundamental para estudantes que precisam viajar entre cidades para concluir sua formação. 

 

Quais são os tipos de planos de saúde estudantil disponíveis?

 

Entre as opções de planos de saúde para estudantes é possível contar com 3 variações: 

Plano de saúde estudantil

O plano de saúde estudantil se caracteriza como um plano individual, não sendo possível contratar na forma coletiva. Geralmente, as operadoras atuam por conta própria ou por meio de parceria com entidades de representação dos estudantes, como a União Brasileira dos Estudantes (UBES) e União Nacional dos Estudantes (UNE).

 

Para a UNE, a cobertura do plano estudante também se estende aos dependentes financeiros, como filhos e cônjuges. 

 

Já para a UBES, os planos estão garantidos apenas para estudantes do maternal até o ensino médio.

 

Planos empresariais

Mesmo sendo um plano empresarial, também é considerado uma contratação individual, com a diferença de que a empresa na qual o estudante encontra-se como colaborador ativo é quem solicita e administra. 

 

Plano comerciário estudantil

Este é um dos planos mais indicados para os estudantes que atuam no segmento comercial, já que ele possui vantagens exclusivas que variam de operadora para operadora. 

 

Por isso, é fundamental contar com os conhecimentos de um corretor de seguros experiente para garantir a contratação do seguro mais adequado para o perfil do estudante. 

 

Vale ressaltar que esse tipo de plano só pode ser contratado por estudantes que possam comprovar seu vínculo com uma instituição de ensino regulamentada. Com isso, quando o aluno se formar ou deixar de praticar os estudos, ele não mais se adequará ao perfil aceito nos planos de saúde estudantil. 

 

Nesses casos, o aluno deve procurar seu corretor para avaliar qual é o novo plano que atenderá as necessidades do seu perfil.

Como contratar o melhor plano de saúde estudantil? 

 

A única forma de contratar o melhor plano de saúde estudantil é contando com a expertise de um corretor de seguros. Esse profissional conhece as melhores alternativas do mercado e utilizará seu conhecimento para encontrar a melhor solução para cada caso. 

 

Por isso, se você é estudante ou precisa contratar um plano de saúde para algum, conte com o auxílio da Garcias Seguros e solicite seu orçamento de maneira 100% online.

Confira também:

3 dicas para encontrar o melhor convênio médico do mercado

4 coisas que você deve saber sobre a carência do Plano de Saúde

7 Motivos para você fazer um consórcio ainda hoje